segunda-feira, 2 de abril de 2012


A escola EP Cisave aderiu ao concurso "Norte School" que desafiava a escola imaginar como será a Região do Norte em 2020. Neste contexto apresentamos o projeto “Rede de Mobilidade em 2020 (METRO)”.  Com este projeto pretendemos estudar a possibilidade de uma rede integrada de mobilidade em Guimarães com indicação de acessos/ligações a cidades vizinhas. Neste contexto estamos a estudar os trajetos e composição do Metro, a desenvolver a estação em 3D e respetiva maqueta, criação do logótipo para apresentação de uma animação representativa. 





Consideras que o Metro seria uma mais valia para a Região do AVE?
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6 comentários:

  1. Sempre fui a favor da regionalização e penso, até, que a sua não existência tem provocado atrasos no desenvolvimento sócio-económico das regiões portuguesas, sobretudo as mais dinâmicas. Partindo do principio que se avançará para um quadro politico legal administrativo com regiões a existência de uma rede de metro regional (norte de portugal) iria, estou certo, alavancar esta região para uma das regiões com mais vitalidade no contexto europeu.

    Luís Sampaio
    Formador EPCisave

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    Respostas
    1. Sem duvida que seria uma mais-valia para a região Ave/Minho, uma rede de metro explorando vários eixos tais como Guimarães - Taipas - Braga, Guimarães - Fafe, Guimarães - Santo Tirso e Guimarães - Famalicão que envolve-se diferentes polos de desenvolvimento existentes nestes eixos e possibilitando um mobilidade mais democrática (acessível a participação/utilização por todos) e mais ecológica capaz de alavancar para um futuro mais sustentável e não dependente de fontes de energias não limpas, não renováveis e cuja produção/preços não controlamos.

      Abílio Ribeiro
      Formador EPCisave

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  2. Rede de Metro: utopia ou realidade?
    Trata-se de um projeto elaborado pelos alunos do curso de Desenho Digital 3D, equacionando-se uma rede de transporte de Metro de superfície no interior da cidade de Guimarães. Uma estação principal, várias paragens (apeadeiros) ao longo do seu percurso, nomeadamente aquelas que permitem ligações às principais vias de acesso à cidade, quer a nível rodoviário (parques de estacionamento, central de camionagem), quer à estação de comboio.
    Será que um meio de transporte utilizando energias não poluidoras do ambiente, pensado à escala da própria urbe e das suas necessidades, quer os utilizadores sejam residentes ou visitantes, não constituiria uma mais valia para o desenvolvimento da própria região, da cidade e da qualidade de vida de todos?
    Utopia ou realidade possível?
    Paulo Laranjeiro
    Formador EP Cisave

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  3. A existência de uma rede de metro regional só traz vantagens, pois permitirá deslocações mais fáceis e mais rápidas. Ainda será uma contribuição notável para a mobilidade, o meio ambiente e o desenvolvimento social e económico, não só da região, mas também do próprio país.

    Cláudia Prado
    Formadora da EPCisave

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  4. Bem, o que tenho a dizer sobre isto basicamente é que poderá ser uma boa proposta de funcionamento para a cidade.
    É um projeto que está a ser muito trabalhosa, mas está praticamente finalizado.

    Luís Gomes
    Aluno envolvido no projeto da EPCisave

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  5. Teria inúmeras vantagens a existência de um rede de metro de superfície: uma alternativa ao autocarro ou até mesmo ao automóvel, poderia permitir fechar o livre acesso de automóveis ao centro da cidade e reeducar no sentido de adquirir novos hábitos de transporte/ deslocação.
    Seria importante também pela vertente ecológica e financeira.

    Mário Vieira
    Alexandra Castro
    Maria Leite
    Sérgio Araújo

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